Promovendo serviços de qualidade com ótimos resultados para nossos clientes!
(11) 2475-0493

SAIBA MAIS - Trabalhei em 2021, vou receber o abono PIS/Pasep esse ano?

Publicado em 26 de May de 2022

No início do ano, entre os meses de fevereiro e março, o Governo Federal depositou o abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2020, ou seja, o benefício foi pago para os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada por pelo menos 30 dias em 2020.

Todavia, o abono salarial ano-base 2020 foi pago este ano devido a adiamento do governo federal, onde, no ano passado as verbas do abono foram redirecionadas para o Programa de Preservação do Emprego e da Renda (BEm), que vigorou de abril a agosto de 2021.

Nesse sentido, com o pagamento do abono salarial de 2020 nos primeiros meses do ano, será que o governo pode iniciar o pagamento do PIS/Pasep ano-base 2021 a partir do meio deste ano? Ou será que o pagamento do benefício ficará para o ano que vem? Descobriremos agora!

Trabalhei em 2021 quando vou receber o PIS/Pasep?

A expectativa de muitos trabalhadores é de que o abono salarial ano-base 2021 possa ser pago agora a partir do meio do ano, contudo, essa informação não deve ocorrer.

Existem três fatores que inviabilizam a liberação do abono salarial do PIS/Pasep ano-base 2021 ainda no decorrer deste ano.

Dentre esses fatores temos:

A falta de verba no Orçamento da União, onde o governo disponibilizou recursos para pagamentos exclusivos do abono salarial ano-base 2020.

Devido a falta de anúncios do governo quanto a uma possibilidade de liberação de outra rodada do abono este ano;

Devido a mudança determinada pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) que determina que agora o pagamento do benefício para todos os trabalhadores ocorra no mesmo ano.

No caso do terceiro fator, acontece que para o Codefat entendeu ser um grande problema começar a pagar o benefício em um ano e terminar em outro, principalmente frente ao reajuste do salário mínimo.

Isso porque antes, o abono começava a ser pago em julho de um ano e terminava apenas em junho do ano seguinte, quando já haviam diferenças de valores do salário mínimo, avanços da inflação e outros pontos.

Logo, os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada em 2021 vão receber o abono salarial em 2023, em um calendário que correrá entre os meses de janeiro e dezembro e que deve ser oficialmente divulgado em janeiro.

Fonte: Jornal Contábil

Voltar a listagem de notícias

Vamos Conversar? Caso tenha alguma dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato!

Entre em contato conosco para esclarecer suas dúvidas, solicitar suporte, resolver problemas ou dar sugestões. Veja todas as opções de contato disponíveis.

Preencha corretamente o nosso formulário de contato.

Rua Siqueira Campos - nº 251 - Centro

Guarulhos/SP - CEP 07110-110

Contato

(11) 2475-0493

Sitecontabil © 2024 | Todos os direitos reservados